EDL Estratégia de
Desenvolvimento Local
PORTUGAL 2020 Candidaturas
PAGAMENTOS Pedidos de
Pagamento
PROJETOS Casos de Sucesso
com o Nosso Apoio
Quem somos
 
A Associação para a Promoção Rural da Charneca Ribatejana foi fundada a 9 de Agosto de 1994, em Coruche, por quatro entidades: a ADER – Associação para o Desenvolvimento do Ribatejo, a APFC – Associação de Produtores Florestais do Concelho de Coruche e limítrofes, a AFAC – Associação dos Jovens Agricultores do Concelho de Coruche e a ACHAR - Associação dos Agricultores da Charneca (DR – III Série n.º222, de 24-09-1994). Hoje a parceria conta com 24 associados, entre entidades públicas e privadas, em diversas áreas de atividade.
 
Em 1996, inicia-se o processo de candidatura da APPRCR, como entidade responsável pela implementação da abordagem LEADER (Ligações Entre Ações de Desenvolvimento da Economia Rural) II, tendo-se o programa desenvolvido entre 1996 até 1999. Continuando o trabalho desenvolvido até ali, candidata-se ao programa LEADER +, continuando a desempenhar um importante papel no desenvolvimento local entre 2000 e 2006.
 
Em 2007, inicia-se o Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER). Neste período, a Charneca Ribatejana dinamizou o investimento de 14,3€ na região, dos quais 8,4 M€ de despesa pública foram concedidos a beneficiários públicos e privados que apresentaram candidaturas às medidas 3.1 – Diversificação da economia e criação de emprego e 3.2 – Melhoria da qualidade de vida. Apoiaram-se 100 projetos que criaram mais de 200 postos de trabalhos diretos e a longo prazo. Foi ainda dinamizadora de projetos de cooperação, de aquisição de competências e de animação do território de elevado sucesso, como por exemplo o projeto PROVE (referência de sucesso a nível europeu), as 7 Maravilhas da  Gastronomia, Promover para Vender, Internacionalização da Agricultura Regional, entre muitos outros.
 
Com mais de 20 anos de existência, sempre se dedicou exclusivamente à implementação de instrumentos de política de desenvolvimento rural – através da abordagem LEADER, merecendo o reconhecimento das entidades e instituições regionais e locais, mas também dos beneficiários que diariamente nos procuram, questionando-nos sobre o Portugal 2020 e apresentando-nos ideias dos seus projetos pessoais. A APPRCR sempre procurou manter uma elevada eficiência e eficácia na aplicação dos fundos, tendo sempre garantido uma elevada taxa de compromisso e de execução.
 
A área de intervenção da APPRCR localiza-se integralmente na NUT III Lezíria do Tejo e na NUT II Alentejo. É constituída por sete concelhos do distrito de Santarém – Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Golegã e Salvaterra de Magos – numa extensão de 3029 km2, que abrange uma população residente de 118.233 habitantes, cerca de 48% da população da Lezíria do Tejo. 
 
É neste momento candidata ao Portugal 2020, como entidade implementadora do Desenvolvimento local de base comunitária (DLBC), no seu território de intervenção - Aviso de Abertura nº2/2014 do Portugal 2020, de 16-11-2014, com a vertente de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) Rural.

 

GALERIA DE
FOTOGRAFIAS
+
RIBATEJO
VISITE O QUE É NOSSO!
produtos tradicionais onde ficar onde comer nosso artesanato festividades o que fazer
SUBSCREVA A
NOSSA NEWSLETTER
|
OK
JUNTE-SE A NÓS
NO FACEBOOK!
ASSOCIAÇÃO PARA A PROMOÇÃO RURAL DA CHARNECA RIBATEJANA © Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Site by omsite.com