A Associação para a Promoção Rural da Charneca Ribatejana, também designada Charneca Ribatejana ou APPRCR, enquanto Grupo de Ação Local, é financiada pelo programa PDR2020, para a elaboração e implementação da sua Estratégia de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) Rural, no seu território.
Pretende ser um catalisador de crescimento económico, ambientalmente sustentável, baseado no desenvolvimento tecnológico e inovador, sem perder a identidade económica, paisagística e cultural, contribuindo para a melhoria das condições de vida das populações, garantindo emprego e criando condições para a fixação da população, indo assim ao encontro dos objetivos definidos na Estratégia.
No âmbito da Cooperação, pretende-se de um modo geral promover a realização de projetos a vários níveis, ou seja, um projeto a nível nacional que permita uma colaboração entre os vários GAL do Continente e Ilhas, e que permita valorizar e promover a iniciativa LEADER. Pretende-se também concretizar um projeto ao nível da NUTII Alentejo/Ribatejo, que por um lado celebre a união e o trabalho desenvolvido pelos GAL do Alentejo, e valorize os ativos da região, seja através da cultura, da paisagem ou do turismo na região. Os restantes projetos terão um carácter mais específico, com a participação de um número mais reduzido de GAL, e irão assentar em temáticas comuns entre eles, em temas como a Agricultura, Floresta e Recursos Hídricos, associando sempre a estes a lógica de inovação, e I&D nos processos e nos produtos, garantindo a sustentabilidade ambiental e do mercado. Ainda no âmbito do mercado, procurar-se-á desenvolver projetos que potenciem o empreendedorismo e o trabalho em rede, áreas estas que se mostram fundamentais para o desenvolvimento sustentável e rentável. Outro importante tema é a valorização e promoção dos produtos e serviços endógenos da região e que poderão contribuir para o desenvolvimento económico da região, através do aumento do reconhecimento no mercado interno e externo, mas também a sua importância no turismo e na atratividade do território.
Pretende-se participar num projeto a nível transnacional, introduzindo metodologias e técnicas estudadas e casos de sucesso, noutros Estados Membros com características semelhantes, que possam ser replicadas em contexto nacional.
Consulte o portal oficial da Comissão relativa ao FEADER, clicando no logótipo
O FEADER é o instrumento financeiro da UE, destinado aos Estados-Membros, para alcançar diversos objetivos europeus de política de desenvolvimento rural, financiando, também, as Estratégias de Desenvolvimento Local e ações de assistência técnica (projetos do tipo “Leader”).
Consulte aqui as fichas do projeto:
|
|
OK
|
|
Li a informação sobre a proteção de dados e aceito o processamento e uso dos meus dados pessoais para os fins mencionados.
|
||
JUNTE-SE A NÓS NO FACEBOOK! |
|